BIOLU

BLOG DE BIOLOGIA DA PROFA. LUCIANA
AQUI DISCUTIREMOS ASSUNTOS REFERENTES A BIOLOGIA -
SEJA BEM-VINDO(A)!

PROJETO VIDA (VIVENCIANDO - INTERAGINDO- DESCOBRINDO- APRENDENDO)

PROJETO VIDA (VIVENCIANDO - INTERAGINDO- DESCOBRINDO- APRENDENDO)
Logomarca: Construção e arte final: Amanda Coelho e Rodrigo Galvão Turma: 2004/2009

MARATONA CULTURAL 2011 - SHOW DE TALENTOS MABREU

PROJETO SEXUALIDADE DE A a Z

Objetivo: Orientar e sensibilizar os adolescentes nas questões relacionadas à sexualidade através do respeito à liberdade de escolha de forma consciente, visando um planejamento de uma vida sexual saudável, com respeito ao próprio corpo e o dos outros, tratando assuntos íntimos com objetividade, de forma integrada e destacando a sexualidade no contexto histórico/cultural BLOG: http;//sexualidadeaaz.blogspot.com

MÚSICA DA SEMANA....

quinta-feira, 9 de junho de 2011

PROTISTAS/PROTOCTISTAS










ATENÇÃO!!!

TODAS AS ALGAS ESTÃO NO REINO PROTOCTISTA/PROTISTA



quarta-feira, 1 de junho de 2011

CAPÍTULO 3 - BACTÉRIAS









CAPÍTULO 2 - VÍRUS









HERPES - Cerca de 90% das pessoas têm herpes labial

Ardência, dor e coceira nos lábios são sinais de uma doença infecciosa muito comum, que pode acometer 90% da população: o herpes labial ou herpes simples. Grande parte das pessoas apresentam a infecção latente, ou seja, não necessariamente têm manifestações da doença.Entretanto, o vírus permanece "escondido" e pode aparecer a qualquer momento, resultado de baixa resistência, exposição ao sol ou ao frio extremos e até estresse. Por isso, é possível que ocorra uma única vez na vida ou, mais caracteristicamente, ser uma doença recorrente, com vários surtos ao longo do tempo.

Causado pelo vírus herpes simplex tipo 1, o herpes labial se caracteriza por bolhas nos lábios, que tornam a doença muito contagiosa quando em contato direto, seja com ferimentos de uma pessoa ou por meio de um beijo, ou indireto, pelo uso de talheres, por exemplo.

A doença se divide em diferentes etapas. No começo, o lábio arde, coça, incha e surgem bolhas doloridas. Um ou dois dias depois, elas rompem e tornam-se uma só ferida com secreção. É nessa hora que o vírus pode ser transmitido com mais facilidade. No último estágio, depois de uns cinco dias, a ferida seca e sara.

Para evitar novos casos de herpes labial, é importante buscar tratamento com especialistas que vão indicar antivirais para acelerar o processo de cicatrização, além de cuidados de higienização local para evitar que a doença se espalhe para outras regiões do rosto e, principalmente, para outras pessoas.

Entre os cuidados sugeridos estão: lavar sempre as mãos após tocar a infecção, não colocar a mão nos olhos, evitar o contato com os lábios de outras pessoas e manter rigorosa higienização da zona do lábio afetada, por meio da aplicação de produtos que garantam uma boa desinfecção local.

Por: Artur Timerman - Médico infectologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos.

Disponível em:

http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/cerca+de+90+das+pessoas+tem+herpes+labial/n1237589288247.html