BIOLU

BLOG DE BIOLOGIA DA PROFA. LUCIANA
AQUI DISCUTIREMOS ASSUNTOS REFERENTES A BIOLOGIA -
SEJA BEM-VINDO(A)!

PROJETO VIDA (VIVENCIANDO - INTERAGINDO- DESCOBRINDO- APRENDENDO)

PROJETO VIDA (VIVENCIANDO - INTERAGINDO- DESCOBRINDO- APRENDENDO)
Logomarca: Construção e arte final: Amanda Coelho e Rodrigo Galvão Turma: 2004/2009

MARATONA CULTURAL 2011 - SHOW DE TALENTOS MABREU

PROJETO SEXUALIDADE DE A a Z

Objetivo: Orientar e sensibilizar os adolescentes nas questões relacionadas à sexualidade através do respeito à liberdade de escolha de forma consciente, visando um planejamento de uma vida sexual saudável, com respeito ao próprio corpo e o dos outros, tratando assuntos íntimos com objetividade, de forma integrada e destacando a sexualidade no contexto histórico/cultural BLOG: http;//sexualidadeaaz.blogspot.com

MÚSICA DA SEMANA....

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

DOMÍNIOS DOS SERES VIVOS

TAXONOMIA - REINOS





ATENÇÃO!!! Todas as algas estão no reino protoctista



OBS: RECENTEMENTE, FOI PROPOSTO QUE O CÃO SEJA CONSIDERADO UMA SUBESPÉCIE DOMESTICADA DO LOBO. NESSE CASO, O NOME CIENTÍFICO DO CÃO PASSARIA A SER: Canis lupus familiaris

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Classificação dos seres vivos - Três domínios


Na década de 90, Carl Woese, Otto Kandler e Marck Whellis, investigadores do Departamento de Microbiologia da Universidade de Illinois (EUA), usaram uma técnica inovadora que lhes permitiu comparar sequências nucleotídicas de DNA codificante para o RNA ribossomal . Através dos resultados obtidos puderam construir uma árvore filogenética baseada em critérios moleculares muito precisos e fidedignos, ao nível do genoma, e concluir que os procariontes não eram um grupo coeso do ponto de vista evolutivo. Pelo contrário, verificou-se que são um grupo muito diversificado que pode ser subdividido em dois grupos, com base em argumentos bioquímicos e ecológicos. Como tal propuseram a classificação dos seres vivos em três domínios:

Eukarya - Inclui todos os eucariontes (protoctistas, fungos, plantas e animais).

Archaebacteria- Inclui procariontes que vivem em condições ambientais extremas (extremófilos), temperaturas muito elevadas ou valores extremos de pH.

Eubacteria - Inclui os procariontes mais comuns e que existem com maior dispersão na Natureza.

Archaebacteria e Eubacteria são muito semelhantes do ponto de vista morfológico; porém, técnicas avançadas de análise molecular permitiram encontrar diferenças importantes entre elas. Uma dessas diferenças reside na constituição química da parede celular. Apesar de diversas arqueas não apresentarem parede celular, nas espécies onde ela existe ela é constituída por polissacarídeos e proteínas e nunca por peptidoglicanos, constituintes típicos da parede celular das bactérias. A diferença mais marcante entre arqueas e bactérias está na organização e funcionamento dos seus genes. Curiosamente, verificou-se maior semelhança entre determinadas sequências nucleotídicas encontradas em arqueas e organismos eucariotas, do que na informação genética das bactérias.

Informações recentes mostram que as arqueas estão evolutivamente mais relacionadas com os organismos eucariontes do que com as bactérias. Isso significa que no início da vida na Terra um grupo de organismos primitivos dividiu-se em dois, um deles dando origem às bactérias atuais e, de seguida, o outro grupo também se diversificou em dois: um dando origem as arqueas e, o outro, aos eucariotas.
Adaptado de Biodesafios e de Amabis e Martho

Bem -vindos!!!!



FELIZ OLHAR NOVO

Carlos Drummond de Andrade


O grande barato da vida é olhar para trás e sentir orgulho da sua história.

O grande lance é viver cada momento como se a receita da felicidade fosse o AQUI e o AGORA.

Claro que a vida prega peças. É lógico que, por vezes, o pneu fura, chove demais...

Mas, pensa só: tem graça viver sem rir de gargalhar pelo menos uma vez ao dia?

Tem sentido ficar chateado durante o dia todo por causa de uma discussão na ida pro trabalho? Quero viver bem.

O ano que passou foi um ano cheio.

Foi cheio de coisas boas e realizações, mas também cheio de problemas e desilusões. Normal.

Às vezes se espera demais das pessoas. Normal.

A grana que não veio, o amigo que decepcionou, o amor machucou. Normal.
O próximo ano não vai ser diferente.

Muda o século, o milênio muda, mas o homem é cheio de imperfeições, a natureza tem sua personali-dade que nem sempre é a que a gente deseja, mas e aí? Fazer o quê? Acabar com seu dia? Com seu bom humor? Com sua esperança?

O que eu desejo para todos nós é sabedoria!

E que todos saibamos transformar tudo em uma boa experiência!

Que todos consigamos perdoar o desconhecido, o mal educado. Ele passou na sua vida. Não pode ser responsável por um dia ruim...

Entender o amigo que não merece nossa melhor parte. Se ele decepcionou, passe-o para a categoria três, a dos colegas. Ou mude de classe, transforme-o em conhecido. Além do mais, a gente, provavelmente, também já decepcionou alguém.

O nosso desejo não se realizou? Beleza, não tava na hora, não deveria ser a melhor coisa pra esse momento (me lembro sempre de um lance que eu adoro: CUIDADO COM SEUS DESEJOS, ELES PODEM SE TORNAR REALIDADE!

Chorar de dor, de solidão, de tristeza faz parte do ser humano. Não adianta lutar contra isso. Mas se a gente se entende e permite olhar o outro e o mundo com generosidade, as coisas ficam diferentes.

Desejo para todo mundo esse olhar especial.

O próximo ano pode ser um ano especial, muito legal, se entendermos nossas fragilidades e egoísmos e dermos a volta nisso. Somos fracos, mas podemos melhorar. Somos egoístas, mas podemos entender o outro.

O próximo ano pode ser o máximo, maravilhoso, lindo, espetacular... ou... pode ser puro orgulho!

Depende de mim, de você!

Pode ser. E que seja!!!

Hora de recomeçar, galeraaa!!! Feliz "olhar novo"!!!