quarta-feira, 17 de março de 2010
HEPATITE B e C
Como é a Hepatite B?
É uma doença altamente contagiosa, causada por um vírus (VHB), que pode provocar graves danos ao fígado, levando inclusive ao câncer do fígado e à cirrose.
Quais os sintomas da Hepatite B?
Os sintomas mais comuns são inespecíficos, semelhantes ao de outras viroses, como uma gripe. Podem ocorrer cansaço, febre discreta, dores musculares e nas articulações, náuseas, vômitos, perda de apetite, dor abdominal e diarréia. Algumas pessoas desenvolvem icterícia (olhos e pele amarelados), urina escura, fezes esbranquiçadas e coceira na pele.
A Hepatite B é doença grave?
Ainda que muitas vezes se comporte como uma doença branda e que evolui para a cura, é possível que uma pessoa morra pela doença ou por suas consequências. No Brasil, a Hepatite B mata quatro vezes mais que a AIDS. Pode destruir o fígado, evoluir para hepatite crônica e causar cirrose ou câncer (provoca um número maior de casos de cirrose hepática do que a ingestão de bebidas alcoólicas). Muitas vezes a pessoa não sabe que teve Hepatite B que evoluiu para a forma crônica e continua transmitindo a doença.
O que é hepatite neonatal? É grave?
Muitas mães que são portadoras do vírus da Hepatite B não sabem disso e podem infectar os seus filhos no momento do parto. Cerca de 90% dos recém-nascidos contaminados tornam-se portadores crônicos, seu sistema imunológico não consegue vencer a doença, podendo assim transmiti-la durante a vida. Uma entre cada quatro crianças que contraem Hepatite B de suas mães vai desenvolver câncer hepático ou cirrose.
Como é uma doença relacionada à prática sexual, as crianças têm menos risco de contrair Hepatite B?
Como as crianças estão mais sujeitas a quedas e ferimentos, apresentam grande risco de contágio pelo sangue. O maior e mais íntimo contato em creches e escolas, a troca de chupetas, escovas de dentes e mordidas aumentam muito o risco de transmissão do vírus.
O beijo pode transmitir Hepatite B?
Pode, pois o vírus se transmite também por secreções,como a saliva
Como se previne contra a Hepatite B?
A vacinação como a melhor e mais eficaz forma de prevenir a doença.
Como proteger os recém-nascidos da Hepatite B?
Mesmo que as mães estejam vacinadas, a Organização Mundial de Saúde para todos os países do mundo recomenda que os recém-nascidos sejam vacinados nas primeiras doze horas de vida. Os anticorpos que passam da mãe para o bebê são eliminados em alguns meses; é preciso que a criança desenvolva seus próprios anticorpos e isso só ocorrerá adequadamente após completar todo o esquema da vacinação.
Crianças, adolescentes e adultos também devem ser vacinados caso não tenham sido vacinados quando bebês?
Sim. Todas as pessoas que ainda não tiveram a doença, ou que não foram vacinadas durante o 1º ano de vida, devem ser vacinadas.
Quem pode pegar hepatite B?
O vírus da Hepatite B pode contaminar qualquer pessoa, sexualmente ativa ou não. Qualquer situação em que haja sangramento, relações sexuais e os beijos na boca aumentam ainda mais essa possibilidade. Pessoas em contato com sangue e líquidos corporais contaminados, bem como a manipulação e tratamento dentário também apresentam maior possibilidade de contrair a hepatite B. O vírus é cem vezes mais contagioso que o vírus HIV
29 - Porque devemos vacinar os adolescentes?
Para que eles já estejam imunizados quando entrarem na faixa etária de maior risco, que é a fase adulta. Isso ajuda a diminuir a propagação da doença e garante maior proteção ao indivíduo.
A vacina contra a Hepatite B está disponível nos Postos de Saúde?
Sim, a vacina está disponível para todas as pessoas, do nascimento até os 19 anos. Maiores dessa idade devem procurar os serviços privados de vacinação.
HEPATITE C
Sua transmissão é através de sangue agulhas e materiais cortantes contaminados, com transmissão muito fácil e rápida. Pode ser adquirida através de transfusão sanguínea, tatuagens, usuários de drogas, piercings, no dentista e em manicure. A grande maioria dos pacientes é assintomática no período agudo da doença, mas podem ser semelhantes aos das outras hepatites virais. Estima-se que 3 % da população mundial esteja contaminada, atingindo níveis dez vezes maiores no continente africano. A hepatite C é perigosa porque pode cronificar e provocar a cirrose hepática e o hepatocarcinoma, neoplasia maligna do fígado. A prevenção é feita não utilizando materiais cortantes ou agulhas que não estejam devidamente esterilizadas. Recomenda-se o uso de descartáveis de uso único, bem como material próprio em manicures. A esterilização destes materiais é possível, porém não há controle e as pessoas que ‘dizem’ que esterilizam não tem o preparo necessário para fazer uma esterilização real. Não existe vacina para a hepatite C e é considerada pela Organização Mundial da Saúde como o maior problema de saúde pública, é a maior causa de transplante hepático e transmite-se pelo sangue mais facilmente do que a AIDS.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
eu estou com hepatite b e estou muito preoculpada com a doença
ResponderExcluir"Cerca de 95% dos pacientes evoluem para a cura espontânea da infecção com aparecimento de anticorpos anti-Hbs, indicativos da resolução do processo."
ResponderExcluirOs artigos abaixo trazem informações relevantes.
http://www.scielo.br/pdf/rsbmt/v33n4/2493.pdf
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0037-86822000000400010&script=sci_arttext
Faça acompanhamento médico e evite bebidas alcoólicas.